Marshall Berman

Marshall Berman
Marshall Berman
Nascimento 24 de novembro de 1940
Nova York, Estados Unidos
Morte 11 de setembro de 2013 (72 anos)
Nova York
Nacionalidade norte-americano
Ocupação escritor e filósofo

Marshall Berman (South Bronx, Nova York, 24 de novembro de 1940 — Nova York, 11 de setembro de 2013)[1] foi um escritor e filósofo estadunidense marxista. Era também professor de Ciência Política do City College of New York e do Graduate Center da City University of New York, onde ensinava Filosofia Política e Urbanismo.

Sua obra mais conhecida é Tudo que é solido desmancha no ar (1982), cujo título alude a uma frase do Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. O livro é uma história crítica da modernidade,[2] constituindo-se de análises críticas de vários autores e suas épocas - desde o Fausto de Goethe, passando pelo 'Manifesto' de Marx e Engels, pelos poemas em prosa de Baudelaire e pela ficção de Dostoiévski, até as vanguardas artísticas do século XX.

Outros livros de Berman - Aventuras no Marxismo e Um Século em Nova York - foram publicados em português. Escreveu também inúmeros artigos sobre cultura e política. Era membro do conselho editorial da revista Dissent e contribuiu regularmente para a revista semanal The Nation e para o jornal The New York Times. Em 11 de setembro de 2013, Berman sofreu um ataque cardíaco fatal, quando tomava café da manhã, em um restaurante.

  1. «Marshall Berman, Author and Educator, Dead at 72» (em inglês). ABCNews.com. 12 de setembro de 2013. Consultado em 12 de setembro de 2013 
  2. Morre, aos 72 anos, o filósofo marxista Marshall Berman. Correio da Bahia, 13 de setembro de 2013.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search